Rota da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha
- GuriNaSerra
- 12 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr. de 2022
A Rota da Uva e Vinho é perfeita para os enófilos experimentarem uma forma de turismo diferente. A rota se localiza a 120 km da cidade de Porto Alegre e recebe o nome de Vale dos Vinhedos, pois foi o primeiro local no estado a receber os italianos no fim do século XIX e que hoje é considerada uma das principais produtoras de vinhos do Brasil.

Na região, é possível encontrar inúmeras vinícolas, que se encontram separadas em três cidades, Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, que formam a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul. A melhor maneira de aproveitar a região é conhecendo todas as suas propriedades e a dica para fazer isso da melhor forma é com um Passeio Privativo para visitar sem pressa essas três belas cidades.
Bento Gonçalves

Na cidade de Bento Gonçalves, as possibilidades de turismo vão além das tradicionais oferecidas pela Rota do Vinho e se estendem a roteiros históricos.
A pequena cidade é perfeita para quem deseja conhecer mais sobre a região e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Confira abaixo as propriedades que você pode visitar, pois fazem parte da Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.
Casa Valduga:
A Vinícola Casa Valduga é uma das principais e maiores no ramo de produção de vinho. O local conta com visitas guiadas, além de apresentação do processo de fabricação, degustação e cursos rápidos. A propriedade também conta com quatro pousadas e dois restaurantes, facilitando a vida de quem deseja conhecer a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.
Miolo:
A Miolo também é considerada uma das maiores e mais conhecidas casas de vinho do país. A propriedade possui uma megaestrutura, toda focada na enocultura, que inclui vinícola, fábrica de vinho, restaurante e hotel. A vantagem aqui é que você pode aproveitar tudo em um espaço só.
Larentis:
A Larentis se destaca pelo seu conceito de vinícola familiar, proporcionando uma experiência diferenciada. É possível participar de um tour pela produção local e conhecer os vinhedos, além de degustar rótulos da casa.
Vinícola Salton:
A Salton possui mais de 100 anos de existência e é uma das marcas mais conhecidas no Brasil. Na entrada da propriedade há um belo relógio solar para receber os viajantes e, com mais de 30 mil metros quadrados de área construída, a vinícola conta com tanques de inox gigantes, onde é possível aprender mais sobre o processo de fabricação dos vinhos.
Garibaldi

A cidade de Garibaldi, que faz parte da rota pelo Vale dos Vinhedos, recebeu esse nome em homenagem ao conhecido herói farroupilha, Giuseppe Garibaldi, após os episódios que marcaram a história brasileira.
Essa é uma das cidades mais italianas encontradas na região, sendo perfeita para quem deseja conhecer mais sobre a gastronomia e cultura do país. Confira abaixo as propriedades que fazem parte da Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.
Peterlongo:
Uma das pioneiras em produção de espumante no Brasil, a Peterlongo possui autorização legal para usar o termo champagne em suas bebidas. Na visita à propriedade é possível aprender os três diferentes métodos de elaboração (Charmat, Champenoise e Asti) e conferir como era o maquinário nos primeiros anos de fabricação.
Chandon:
Lar de uma das marcas de espumantes mais conhecidas do mundo, a marca encontrou no estado do Rio Grande do Sul o clima ideal para desenvolvimento de seus famosos champagnes. É possível se fazer um tour interno e aprender mais sobre a produção de espumantes em nosso país.
Monte Belo Do Sul

Outra cidade que pertence a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul, Monte Belo do Sul possui uma famosa vinícola, a Calza. A cidade foi colonizada por imigrantes italianos ao fim da Segunda Guerra Mundial e, até os dias atuais, preserva o que há de melhor da cultura desse povo.
Vinícola Calza:
A Vinícola Calza foi trazida ao Brasil pela família de mesmo nome, após a Segunda Guerra Mundial, trazendo consigo a tradição e as técnicas de cultivo de videiras direto da Itália. Hoje em dia, a propriedade é parada obrigatória para quem deseja percorrer a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.
A Rota da Uva e Vinho proporciona aos viajantes passeios nas vinícolas, paisagens belíssimas e arquitetura local. É uma ótima opção de turismo diferente e perfeita para os amantes de uma boa gastronomia.
Para passeios privativos e roteiros personalizados, solicite seu orçamento:
Comentários